Organizando

  

Olá pessoal...  

às portas do ano novo, dei a última passadinha de 2008 pra pensar na organização deste blog!! Como eu não tenho o domínio da coisa, estou repetindo o primeiro post, ou a 1ª Fornada (de 15/11/08) pra ficar fixo na categoria Apresentação... Sabem como é, pretendo que este blog tenha vida longa, e se este post ficar mais acessível, vai ajudar quem passa aqui pela primeira vez saber o que lhe espera!!! E, pra aproveitar mais esta oportunidade: um feliz ano novo pra todos!!  

 

"PRIMEIRA FORNADA

Pois é, anos navegando e eu nunca tinha pensado em ter um blog...
Assim como nunca tinha me chamado a atenção fazer pão. Mas de repente...

Devo ter sido picada por um caruncho, esses bichinhos da farinha (blasfêmia biológica, pois, que eu saiba, eles não picam animais nem humanos) e me deu uma fissura em aprender a fazer pão, a testar fórmulas, receitas, ingredientes...
E a procurar cobaias para comê-los!

Sim, porque não dá pra comer tanto pão sem sofrer as conseqüências rapidinho!

E de tanto quebrar cabeça para explicar este novo interesse/necessidade, e a pensar no significado do pão - alimento básico, sagrado, quase universal, de receita simples (podendo ser mais elaborado, conforme a criatividade de cada um), cujo processo de produção vai do mecânico ao mágico (do ato de bater ou sovar até o milagre do seu crescimento) veio a pergunta por que? Porque as pessoas fazem pão? Afinal, é tão fácil ir à padaria ou ao supermercado e escolher uma infinidade de tipos de pão, já prontinhos!

As respostas podem variar do óbvio - para comer, até outras as quais ainda não identifiquei, e que poderiam justificar o meu interesse repentino... Zilhões delas! Cada um deve ter uma - ou várias - resposta (s).

Por tabela, pensei que, na vida, as coisas são mais ou menos assim: simples, muito simples, mas passíveis de sofisticação - e de complicação! Algumas vezes, mecânicas, automáticas, outras vezes mágicas, cheias de mistério e graça. E, sabor. Pra gente se alimentar, se deliciar e compartlhar.

E apesar de ter como mote o pão, este blog não terá receitas, a princípio. Pra isso existem sites bem legais, que vou indicar assim que souber manejar os comandos certos!!

Esta "padaria" fica aberta 24 horas para a troca de idéias sobre pão e sobre a vida.O que fazer - ou não - para que tanto um quanto o outro tenham sabor, nos dêem nutrição e satisfação! "