O Dia do Saci

 


 

Esta semana acabei fazendo uma descoberta interessante... Você sabia que 31/10 é o Dia do Saci

A data foi criada em 2005 numa tentativa de fazer frente à disseminação da festa de Halloween, que nada tem a ver com nossa cultura, e, ao mesmo tempo, resgatar a cultura nacional.

Uma boa idéia mas pouco divulgada, ao que parece... Afinal, o Saci Pererê é conhecido de norte a sul do país, mesmo que com algumas variações locais... Sua figura, a de um menino negro de uma perna só, esperto e arteiro, está sempre ligada a malvadezas e traquinagens, que azucrinam a vida dos que são afetados pelas suas "artes". Mas é uma figura muito simpática... No fundo, ele só quer se divertir e castigar os invasores e destruidores das matas e preservar as plantas medicinais, que ele conhece muito bem!

Diz a tradição que o guri faz queimar o feijão,  dá nó nas crinas dos cavalos, esconde objetos, deixa desnorteados os viajantes, assusta os animais no campo...

Transportando o Saci para nossa rotina urbana e moderna, eu diria que ele rouba canetas,  trava computadores, tranca os cartões bancários nas máquinas de autoatendimento, faz as pessoas cometerem erros gramaticais, atrasa o ônibus e as consultas médicas, faz as pizzas chegarem frias... Nas bibliotecas e arquivos-mortos, mistura os livros, embaralha fichas, bagunça tudo! 

Aliás, foi por causa de arquivos completamente desorganizados que eu tive a nítida impressão de que o Saci se instalou lá no setor e está fazendo festa! E já que é assim, no dia 31/10 vou vestir esta camiseta, uma das preferidas do meu guarda-roupas:


"Sou um moleque travesso de uma perna só. Fico invisível quando bem entendo. Tenho as mãos furadas. O meu nome é Saci-Pererê."


Quem sabe assim, ele fica feliz e sai, num redemoinho, procurando novas "vitimas" das suas brincadeiras em qualquer lugar bem longe dali!

E vc, tem sido alvo das maldades do Saci? Conta pra gente!

Bjs e até mais...